Casamento Ortodoxo















      

    Casamento Ortodoxo 

É uma cerimônia linda ! 

MATRIMÕNIO NO RITO ORTODOXO

I- Entrada das alianças para serem postas sobre o evangelho

 I.a- Aliança - símbolo da união matrimonial, Tem a forma circular sugerindo a perpetuidade do vínculo que, uma vez contraído, não deve ser desfeito, pois que Deus uniu, o homem não separe! A aliança é um sinal visível de um pacto invisível firmado no íntimo dos corações e mentes dos noivos. Por isso, celebrante toca, levemente, a fronte coração dos contraentes. Nesse momento, os nubentes fazem um pacto de olho-no-olho, simbolizando a verdade e a Tranqueza entre eles, culminando num pacto de entrega total através da fidelidade conjugal.

 II - Coroação .o rito da coroação é propriamente o Casamento. Caso não haja coroação, não há Casamento válido. Na coroação é reafirmada a tríplice dignidade recebida por ocasião do Batismo, ou seja, profética, real e sacerdotal. É na coroação que fica patente a igualdade de condição, não havendo maior ou menor diante de Deus.

 

 III - Evangelho no centro do altar encontra-se livro dos evangelhos, personificando 0 próprio Jesus quc, na Bíblia, é chamado de "O Sol da Justiça". Como sabemos, em torno do Sol, gravitam os satélites em sideral harmonia e, por analogia, em torno de Jesus deve gravitar a família. Quanto mais perto de Jesus, mais luz, mais calor, mais vida! Longe de Cristo o que se tem é frio, sombras e morte.

 IV- Taça em Comum - símbolo da união de dois seres comuns em um só. A partir desse momento não existem mais o "Eu" e o "Tu", mas somente "Nós", Não se pensa ou se faz nada sem incluir o outro. O "Nós"" deve prevalecer em qualquer situação, quer seja nos momentos venturosos felizes, quer naqueles de infortúnios.

 IV,a - Vinho - fruto do primeiro milagre de Jesus numa festa de casamento por intercessio da Virgem Maria, quando o Messias transformou água cm vinho de excelente qualidade. Além de simbolizar a presença de Jesus e sua mãe Maria, significa que o Casamento não deve ser como a água, sem cor, sem sabor, sem fragrância. Mas, sim, tal como o vinho, com sabor sem igual, cor magnífica e fragrância inigualável próprios de uma autêntica vida cristã. Com Cristo, tudo tem cor, tem sabor, 

- Mãos Unidas (enlaçadas) - este ato simboliza a confissão recíproca da fraqueza humana e os nubentes admitem claramente a interdependência e que só serão fortes se estiverem unidos.

 VI- Procissão - Os nubentes transitam três vezes de vezes mãos dadas guiados pelo Padre em torno do altar, dando assim seus primeiros Passos já na condição de casados. deslocamento é feito no sentido anti- horário significando uma união fora do tempo cronológico, pois o vínculo é eterno.

 VI. a - Pétalas de Rosas - elas não têm significado litúrgico, mas mostra que todos estão felizes em participar đo casamento

 VI1- Retirada das Coroas no final da Liturgia, as coroas são retiradas para que os noivos possam de dirigir para sua casa, onde eles iniciarão um ciclo unidos no amor pelo Evangelhe de Deus.

 VIlI - Benção Final - 0 celebrante faz a benção final aos noivos.


📷 By Gaby Warrak 


Agradeço ao Padre Simão da Catedral Ortodoxa Antioquina São Nicolau

Pela matéria .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Migração dos Libaneses na Tijuca

Composição do Parlamento no Líbano