Nami Jafet


 

         
       O Professor Nami Jafet ,  nasceu em  Dhour El Choueir - Monte Libano, era um intelectual e um respeitado professor  Universitário. Estudou matemática e deixou livros de equações
na famosa Universidade de Beirute.
        Quando D Pedro II , esteve no Líbano em 1876 , como Imperador do Brasil e exercendo a Diplomacia para divulgar o País ,  já que nesta época o Brasil era próspero com uma boa economia e esta em alta com as terras de café com uma excelente produção. 
  Na época o Líbano estava sobre sobre o domínio dos Turcos ,  no  Império Otomano.
    Quando Pedro II , visitou o Colégio Protestante Sírio em Beirute ,  se  transformou na Ele se formou pela AUB (American University of Beirut), na época Syrian Protestant College. 
 Em uma das palestras proferidas na Universidade pelo Imperador Brasileiro , 
 Sr Nami Jafet ,  escutou sobre os relatos e a prosperidade do Brasil ,  ficando muito intessado neste País. 
  Ele emigrou em 1893, juntando-se aos seus irmãos Benjamin (1887) e Basílio (1888) e João (1891) que já se encontravam no Brasil, com loja estabelecida na Rua 25 de Março. Juntos, os 4 irmãos fundaram a “Nami Jafet e Irmãos”, estabelecimento que depois se expandiu para um prédio de 3 andares na Rua Florêncio de Abreu, e que deu origem à Fiação, Tecelagem e Estamparia Ypiranga Jafet , fundado em 1907, primeira indústria de tecidos estabelecida no Ipiranga, e dentre as três maiores do estado de São Paulo durante a primeira metade do século XX.
 
 Os Jafet desembarcavam no Porto do Rio de Janeiro quando chegaram ao Brasil

 Segundos os relatos ,  porém não confirmado   como D Pedro II morava no bairro São Cristovão no Rio de Janeiro ,  ele esteve no Estado ,  porém, ele era um grande visionário , achou que São Paulo teria mais prosperidade,  desemarcou neste Estado. Ele entrou para a história a ser o primeiro imigrante Libanês a vir para o Brasil ,  iniciando uma linda trajetória Líbano- Brasileira. 
      O Professor  nami Jafet ,  era um homem muito inteligente e tinha visões de negócio , trabalhou com vendas de tecidos 
( vendiam 5 milhões de metros de tecidos por mês em 1947). Na verdade,  ele não vendia os tecidos nos anos 40 ,  os tecidos eram produzidos pela fábrica de seus filhos e sobrinhos. Já que ele faleceu em 1923.

 Abriu uma das maiores Indústrias Textis de São Paulo ,e principalmente foi o maior  empresário do Brasil e da América Latina. Tinha lojas na Rua 25 de Março ,  teve uma importante atuação na fundação deste local. 

 Ele era Ortodoxo  da Igreja grega ortodoxa (Patriarcado de Antioquia).
A primeira igreja na Rua Cav. Basílio Jafet foi construída em parte graças às doações da família Jafet (na época os maiores doadores).

      Escolheu morar no Ipiranga ,  que na época era um bairro sem grande recursos , transformou em um lugar lindo ,  virando o reduto das pessoas " ricas de alto padrão". 
      Construiu três palacetes para a família no Ipiranga
       Palacete Eduardo Benjamin Jafet

Palacete rosa 

dois palacetes ao lado do outro . Palacete Violeta foi construido para a filha dele ,  inclusive colocou o nome 

Violeta era filha de Basílio Jafet (proprietário do Palacete dos Cedros). Mas o palacete não se chamava “Violeta”. Eduardo Benjamin Jafet era casado com Angela, outra filha de Basílio. A família Jafet se casou muito entre si e morava toda no Ipiranga de 1910-anos 50

O Palacete dos Cedros é em homenagem ao Líbano. 

Os Palacetes possuem arquiteturas

 neo-Mourisco, estilo Islâmica andaluza.

  as janelas e portas são estilo Arabesque.

O mourisco - o Palacete Rosa - era da

 Sra Monira (filha de Benjamin, casada com David Jafet, primo do Paulo Saad Jafet)

dois prédios de 3 andares na Rua Florêncio de Abreu

Os 2 palacetes ainda existentes na Rua Bom Pastor pertenceram a seu irmão e sobrinhos.

   Em 1921 voltou para o Líbano com seu filho Nagib, com a promessa de doar a Jafet Library (inaugurada nos anos 50) - uma das maiores bibliotecas do Líbano.

A família Jafet também doou o prédio da prefeitura de Dhour Choueir - cidade natal da família, onde na frente está a estátua de Nami, o primogênito dos irmãos Jafet
  A família Jafet foi fundamental na criação do Hospital Sírio - Libanês ,  do Clube Atlético Monte Líbano de São Paulo. Era Filantrópico também.  
O filho, Ricardo, foi Presidente do Banco do Brasil,  nomeado pelo ex Presidente do Brasil Getúlio Vargas.
O outro filho Gladston, foi Presidente da Caixa Econômica.
    Sempre tiveram uma forte ligação com a Comunidade Libanesa ,  até hoje continuam muito atuantes ,  mantendo vivas as origens ! 🇱🇧🇧🇷
       Transformou o Município Mogi das Cruzes como um exemplo de mineração. 
     Criou um grande "Império",  com esforço de muito trabalho e criar inovações. 
   Gerou muitos empregos para os Libaneses que vinham do Líbano para o Brasil ,  para muitos Brasileiros e outros estrangeiros. Até hoje a Família Jafet ,  gera muitos empregos.
    🇱🇧🇧🇷


  📷 Fotos By Google. 


     

Comentários

  1. Nasci filho de libanês e aprendi bastante sobre muito do Líbano e seus votos e tradição dos nossos Irmãos libanêses.
    Muita honra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O primeiro milagre de Jesus feito no Líbano

Migração dos Libaneses na Tijuca

No dia 25 de Março é celebrada uma data especial para a comunidade Árabe no Brasil