O Sistema Jurídico no Líbano
Os Romanos fundaram a primeira Faculdade de Direito em Beirute no Século III D.C. na época em Berilos por Septìmo Severo chamada ' Escola de Leis" conhecida como
"Escola de Direito Bèryte".
Existem relatos que um dos primeiros Tribunais do mundo foi criado em Baalbek
Apesar da história Jurídica ter começado no Líbano e o sistema Jurídico Brasileiro ser derivado do Direito Romano , o Líbano com toda essa trajetória , o sistema Jurídico não é derivado do Direito Romano , mas , sim , é do Direito Francês , seguindo todo o embasamento, porém, cada Religião possui as suas leis tipificadas , Como nos Mulçumanos Sunitas tem os Seus Códigos próprios , Como Código Civil, Código Penal , Estatuto do Casamento , divórcio , até sobre a guarda dos filhos com quem ficará , herança entre outros. Tudo tipificado pelos costumes e a Religião .
É diferento do Brasil que a mulher é considerada meeira , lá a mulher recebe geralmente mais ou menos 1/3.
No caso dos Mulçumanos Xiitas , também são outras leis aplicadas e outros códigos tudo em conformidade com a religião e os preceitos jurídicos . Os Maronitas também possuem seus próprios Códigos e Leis . Nas outras religiões que também seguem as leis de suas religiões.
Existe uma matéria que se aplica aos Mulçumanos , na faculdade , chamado Direito Islâmico , e é muito procurado pelos alunos na Faculdade de Direito . Inclusive existem professores capacitados , que são Advogados ou Bachareis em Direito , quem dão aula , sobre esse tema , aliás , existe pós Graduação , Mestrado e Doutorado nesta disciplina , muitas teses são defendidas nas monografias relatando essa área.
Comentários
Postar um comentário