Rua República do Líbano






 











           A Rua República do Líbano no
 Rio de Janeiro  , o nome é em homenagem aos Libaneses ,  que vieram do Líbano,  devido a guerra e por procurarem condições melhores de trabalho no Brasil. 
            Os Libaneses desembarcaram no Porto de Santos e alguns vieram de barco para o Rio de Janeiro . Essa localidade foi escolhida por estar próximo ao Porto do Rio de Janeiro.  
            Os Libaneses construiram essas casas estilo do Século passado,  em cima eram as casas deles e embaixo eram as lojas. 
            Durante os fins de semana ,  essa rua e do do SAARA ,  tinham muitas festas com muita dança Dabke , casamentos ,  aniversário,  noivados e celebrações. Segundo os relatos ,  nas datas importantes, colocavam mesas enormes ,  reunindo todos os " Patrícios" ,  era um " mine Líbano no Saara" ,prinpalmente para reelembrar o País de origem. 
         Os Ortodoxos , criaram a Igreja Ortodoxa  Antioquina São Nicolau em 1956, reunindo a comunidade Ortodoxa ,  na Avenida Gomes Freire no Centro. 
          Os Mulçumanos ,  trouxeram salas de rezas no Centro ,  que reunia a Comunidade Mulçumana ,  o meu avô  Emigdio Trovão 
( Mohamad Raad) , era Mulçumano Xiita ,  sempre se reunia com a comunidade no Saara para rezar e saber notícias do Líbano,  do meu bisavô o Sheik Ali Moussa Raad ,  minha bisavó Kafa Fares Raad ,  dos familiares e amigos deixados no País dos Cedros. 
          Os  Melquitas criaram a Paróquia São Basílio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro , na Rua República do Líbano ,  reunindo a comunidade
 Grego Melquita. 
        Inclusive na Rua Bueno Aires,  possui a Praça com a estátua " O Mascate " e a estátua com o busto do Sr Gabriel Habibi que foi muito importante para a criação do SAARA. 
          Os nossos Brimos foram guerreiros por terem lutado e conquistarem 
 essa região que é fundamental pra nossa comunidade e é um motivo de orgulho para as nossas origens. 
           Parabéns para todos que vieram dos seus País de origem " sem nada' e fizeram grandes conquistas ,souberam investir,  deixando um grande legado para a nossa história. 
   
   

Comentários

  1. Maravilhosa sua pesquisa e detalhamento que exige bastante empenho (parabéns)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O primeiro milagre de Jesus feito no Líbano

Migração dos Libaneses na Tijuca

No dia 25 de Março é celebrada uma data especial para a comunidade Árabe no Brasil