Arquivo Nacional


 










          O  Arquivo Nacional é subordinado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Possui um vasto acervo sobre diversos assuntos, tanto documentos para fins de pesquisa acadêmica, quanto documentos probatórios. Um acervo interessante que o órgão possui é a documentação sobre entrada dos estrangeiros no país. 
Atualmente esse trabalho é atribuido a Polícia Federal. 
           Estive neste local para fazer uma  matéria para a página O Líbano e seus encantos , porém, antes de entrar é necessário se dirigir para fazer uma ficha e ganhar uma credencial, de autorização para entrar no prédio, fica logo na entrada e usar um crachá, após  esse procedimento ,  recebe uma chave ,  para colocar os objetos no escaninho ,  após ,  isso poderá ir para o setor de pesquisas. Fui atendida gentilmente pela pesquisadora,   na qual fez uma pesquisa minuciosa sobre o meu avô Libanês Emigdio Trovão (Mohamad Raad)
Consegui ver a averbação da certidão de casamento do meu avô Libanês com a minha avó Brasileira em território Brasileiro , inclusive marquei uma data para pegar essa certidão,  pois ,  no momento esse documento não está digitalizado ,  por isso ,  que foi marcada uma data para pegar , por ser um documento muito antigo feito em 1931. Visualizei a certidão de nascimento do meu pai , vi as certidões de óbitos dos meus avôs ,  e foram imprimidos na hora por estarem digitalizados. 
          Infelizmente no caso do meu avô , não obtive sucesso na minha pesquisa no Arquivo Nacional , pois,  ele não se registrou como estrangeiro ,  só como Brasileiro ,  na época que o meu avô entrou em território Brasileiro , há quase 100 anos atrás ,  devido muitos Libaneses virem do Líbano para o Brasil , saindo de uma "guerra no Líbano", o meu avô ,  veio durante o Império Otomano ,  quando e o Líbano estava sobre forte domínio do Governo Turco ,  para muitos Libaneses foi um período "complicado",  inclusive os passaportes eram "Turcos". O meu avô era Mulçumano Xiita ,  naquela época a origem dele não era muito bem  aceita. Ele veio junto com o irmão ,"fugindo do domínio Turco" e desembarcou no Porto de Santos, que era o destino de todos os estrangeiros ,  não trouxe nenhuma documentação do Líbano, e se registrou em São Paulo como Brasileiro . Naquela época não existia um setor qualificado com muitos registros de entradas de estrangeiros e refugiados em território Brasileiro ,  como se tem hoje em dia , que é elaborado pela Polícia Federal. 
        Infelizmente com a ausência de dados e por ele  nenhum momento se presentou  como estrangeiro e sim como Brasileiro ,  impediu de achar os dados dele como estrangeiro em território Brasileiro. Como falei anteriormente os estrangeiros que vieram na época do meu avô,  durante o Império Otomano ,  foi um dos momentos mais dificíes no Líbano , muitos Libaneses fizeram a mesma coisa que o meu avô fez,  se registraram como Brasileiros e não fizeram a Identidade Estrangeira,  por medo de um dia  voltar para o País de origem ,  devido o momento dificil ,  que o País estava vivendo. Acredito que muitos parentes não irão encontrar muitos registros como foi o caso do meu avô,  devido a poucas informações. 
         Caso o parente tenha se registrado como estrangeiro,  poderá conseguir a ficha do parente,  principalmente se souber o dia e ano do embarque ,  o verdadeiro nome da pessoa do País de origem ,  pois ,  naquela época era muito comum o estrangeiro traduzir o nome e sobrenome, por ser fácil ser pronunciado em Português ,  por isso que colocava o  nome Brasileiro. Caso saiba o nome do Navio e a numeração , e se o estrangeiro tenha trazido os documentos necessários e relatou sobre a entrada ,  irá ajudar muito. Se tiver essas informações terá sucesso nas pesquisas e obtera os documentos. 
       Na época o ex Presidente Getúlio Vargas , sancionou  Decretos sobre a legalização de  estrangeiros em território Nacional.


 




      
      Caso queira agendar visita guiada e saber a história com um guia ,  é neste e-mail 

visitasan.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O primeiro milagre de Jesus feito no Líbano

Migração dos Libaneses na Tijuca

No dia 25 de Março é celebrada uma data especial para a comunidade Árabe no Brasil